Blog da livraria

Bem - vindos(as)
Caro leitor(a): Você está no blog da editora e livraria Amêndoas Verde.
conheça a nossa loja acessando www.amendoasverde.com.br e confira as novidades juvenis

loja

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

curiosidades sobre o artezanato

O que é artesanato 
É uma técnica manual utilizada pelo artesão. Este profissional é considerado um artista, pois seus produtos são verdadeiras obras de arte.
Você sabia?
- Origem do artesanato: o artesanato surgiu na Pré-História. Os homens desta época faziam cestos, ferramentas, vasos de cerâmica, roupas, esculturas e outros objetos usando as mãos como ferramenta e os recursos da natureza como matéria-prima.

Dos Sumérios
 
sumerstatuesDe Suméria vêm exemplos de belos trabalhos em mármore, diorito, martelado de ouro e lápis-lazúli. Dos muitos retratos produzidos nesta área, algumas das melhores são as de Gudea, governante de Lagash.
Alguns dos retratos são em mármore, outros, como o do Louvre, em Paris, são cortadas em diorito cinza e preto.
A arte era usada principalmente para fins religiosos. Pintura e escultura foi a mediana principal utilizado.


Estátuas de mármore
sumerheadA famosa pedra votiva esculturas / mármore de Tell Asmar representam alto, barbudo, com figuras enormes, olhos fixos e longos, saias plissadas.


olhos alargada foram encontrados em muitas estátuas .Estatuetas suméria, a partir do Templo de Abu,
Tel Asmar, c. 2700 – 2600 B.C., Museu do Iraque, Bagdá e do Instituto Oriental da Universidade de Chicago.



sumerabuMasculino estátuas em pé ou sentado com as mãos postas em atitude de oração. Elas são muitas vezes nu da cintura para cima e usar uma saia de lã tecida curiosamente em um padrão que sugere pétalas sobrepostas (normalmente descrita pelo kaunakes palavra grega que significa “capa grossa”). A toga, como vestuário, por vezes, abrange um ombro. Os homens geralmente usam cabelos longos e barba cerrada, aparado em ambas as vezes corrugações e pintado de preto. Os olhos e as sobrancelhas são enfatizados com incrustações coloridas. O penteado feminino varia consideravelmente, mas predominantemente constituída por uma bobina pesada dispostas verticalmente, de orelha a orelha e um coque para trás. A mantilha de linho dobradas, por vezes, esconde os cabelos. nudez Ritual é confinada aos sacerdotes.

Chefe sumério Bull, Lira de Tomb of Paubi, c. 2600 B.C.
sumerbull
A desenfreada bode de ouro e lápis-lazúli, apoiado por uma árvore de ouro (University Museum, Philadelphia) - Ram (Billy Goat) e Árvore, oferecendo Stand de Ur (ao deus da fertilidade masculina, Tammuz), de 2600 aC.

sumeram
Os cocares composto de senhoras da corte (British Museum, Museu do Iraque, e na Universidade do Museu), ou, mais simplesmente, a figura em miniatura de um jumento selvagem, expressos em electro (uma liga natural de ouro amarelo e prata) e montado em uma rédea bronze anel (Museu Britânico).
Dos fenícios

Os fenícios foram excelentes artesãos: produziam, entre outras coisas, tecidos, joias, perfumes, vidro, cerâmica decorada, armas e objetos de marfim. Inicialmente, o comércio era feito em caravanas pelo Deserto da Arábia. Os fenícios compravam lã na Mesopotâmia e linho, marfim e pedras preciosas no Egito.
Com o desenvolvimento da navegação, os fenícios conquistaram os mares. Eles eram temidos pelos gregos por suas atividades de pirataria. Na Antiguidade era comum os marinheiros das embarcações mercantes atacarem outros navios para roubar mercadorias ou para capturar tripulantes e vendê-los como escravos.
A navegação avançada permitiu aos fenícios cruzar o Mar Mediterrâneo e chegar ao Oceano Atlântico. Foram fundadas colônias, chamadas empórios, na costa da África e na Espanha, voltadas para o comércio e a troca de mercadorias. Nesses locais, eles adquiriam ouro, prata, estanho, cereais e também escravos.
 
Dos Egípicios
 
Os artesãos representavam classe trabalhadora extremamente valorizada pela elite egípcia da antiguidade. Recebiam títulos de nobrezas, grandes extensões de terra e até mesmo lugar reservado nas covas sagradas conhecidas como pirâmides. Na Dinastia XX houve grande atraso nas renumerações do trabalho, culminando com inúmeros protestos.Aqueles que se destacavam neste tipo de confecção eram considerados homens livres, gozando os mesmos direitos reservados inclusive somente aos membros ligados ao trono do faraó. A habilidade destes artistas impressionava pelos conhecimentos existentes em épocas da antiguidade.
Artesanato do Egito da Antiguidade
Artesanato do Egito da Antiguidade
As artes com joias eram apreciadas até mesmo no leito de morte, quando nobres exigiam serem enterrados junto com artes artesanais e outros objetos de adorno.Grande parte das manifestações artísticas nesta área seguia a tendência das outras correntes no Egito antigo. Homenagear deuses e deidades era objetivo principal das produções naturais. Interessante notar que as folhas de papiro até hoje são comercializadas ao redor do mundo com caráter de artesanato do Egito.
 
 
- No dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário