Blog da livraria

Bem - vindos(as)
Caro leitor(a): Você está no blog da editora e livraria Amêndoas Verde.
conheça a nossa loja acessando www.amendoasverde.com.br e confira as novidades juvenis

loja

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Uma civilização perdida

     

  Minóicos


       Cnossos é uma cidade de mais de mil anos antes de cristo. Ela fica situada na ilha grega de Creta.
       Após muitos estudos, um historiador e arqueólogo e milionário conhecido por Evans, investiu parte de sua fortuna em escavações nessa ilha, em busca de sinais de um povo perdido.
       Após anos de escavações, ele deixou a mostra as ruínas de uma civilização que chamou de Minóica, por causa do mito da odisseia de Homero. Nela o autor fala sobre um minotauro que causava destruição e que vivia em um labirinto.
       Evans, no final de suas escavações descobriu as escritas e pinturas desse povo que poderia ser os pré formadores da civilização grega antiga. Mas ao mesmo tempo, havia a possibilidade desse povo tão avançado ser os descendentes, o o próprio povo da Atlântida de Platão. O qual, relatou que: "o lugar era um ilha recortada de montanhas que desciam até o mar. Elas eram célebres pela sua beleza".
       














         Após a morte de Evans, o grego Marinathos deu continuidade aos trabalhos de pesquisa em Cnossos, pois acreditava que os minóicos eram realmente o povo de Atlântida. Vivia afirmando que em Santorini havia um segredo a ser descoberto. 
         Santorini é o nome do vulcão que entrou ferozmente em erupção e pode ter causada a devastação da ilha e ao mesmo a tempo, a destruição dos minóicos.
          Ao sul da ilha de Creta, Marinathos fez outras escavações e debaixo de rocha e poeira vulcânica, encontrou uma construção de mais de 3 mil anos.
          Constataram que por mais que a ilha passou por vários abalos sísmicos, as construções desse povo continuavam inabaladas e seus afrescos lindos e bem descritivos. Entre eles, está o do pescador exibindo uma farta pesca.
          Os afrescos encontrados retratam a vida nobre e cheia de consciência desse povo, como aparece no obra relatada por Platão. São cenas bucólicas de trabalho, comércio, e combate que mesmo com uma erupção vulcânica ainda exibe sua beleza e singularidade.
         Os historiadores acreditam que em outras partes de Creta, existem mais cidades minóicas que estão soterradas por cinzas vulcânicas.


       
















        Os povos dessa civilização antiga já desapareceu há muitos anos, mas deixou a sua arte para ser admirada e uma cidade cheia de mistérios para serem descoberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário