Blog da livraria

Bem - vindos(as)
Caro leitor(a): Você está no blog da editora e livraria Amêndoas Verde.
conheça a nossa loja acessando www.amendoasverde.com.br e confira as novidades juvenis

loja

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Com Galaxy Tab S, Samsung finalmente chega ao nível do iPad

Tablet tem tela excelente e bateria de longa duração

Entre as grandes empresas de tecnologia, a Samsung sempre foi a principal concorrente da Apple no setor de tablets. O primeiro Galaxy Tab foi lançado ainda em 2010, poucos meses após a estreia do iPad.
De lá para cá, a Samsung inundou o mercado com dezenas de modelos de tablets. Essa variedade ajudou a empresa a ganhar força nos segmentos de tablets básicos e intermediários, mas a superioridade do iPad sempre foi ampla e indiscutível.
Com o Galaxy Tab S, a coisa muda de figura. Pela primeira vez, a Samsung produz um tablet que pode competir de igual para igual com o iPad. Ele ainda fica atrás dos produtos da Apple em um ou outro quesito, mas quem gosta do mundo Android finalmente tem uma opção de tablet que não faz vergonha diante do iPad Mini. Confira mais detalhes sobre o Tab S no teste.
Texto
A favor:
- Tela excelente;
- Configuração robusta;
- Bateria de longa duração;
- Extremamente fino e leve;
- Acessórios úteis e com bom acabamento.

Contra:
- Material plástico do corpo do aparelho é inferior ao alumínio do iPad;
- Quantidade de bons aplicativos é menor do que nos aparelhos da Apple.

Design
O visual do Galaxy Tab S mantém o estilo de design usado pela Samsung em seus últimos aparelhos, notadamente no Galaxy S5: cantos arredondados e traseira texturizada com pequenos furos. A moldura lateral é de plástico, mas imita metal, o que dá um ar mais elegante ao tablet, que é vendido nas cores branca e bronze. 
Na frente, também tudo igual: um botão físico no centro, botão de apps recentes à esquerda e voltar à direita. No lado direito, botões liga/desliga, volume e entradas para cartão de memória e chip 3G/4G.

Um detalhe curioso na traseira são dois pequenos botões em forma de círculo. Eles são usados para fixar o tablet na linha de capas e acessórios da Samsung. 
De modo geral, o design do tablet é elegante e chama atenção de quem está em volta. Mas quem prefere o estilo Apple certamente vai desdenhar do material plástico usado no corpo do produto. O alumínio usado nos produtos da Apple é um material mais resistente e caro do que o plástico, mas a Samsung fez um ótimo trabalho ao conseguir um visual estiloso mesmo com material menos nobre.
Configuração
Como era de se esperar de um produto topo de linha, o S Tab tem uma configuração poderosa. O aparelho tem chip de oito núcleos Samsung Exynos 5240, com quatro núcleos de 1,3 GHz e quatro núcleos de 1,9 GHz. Nem todos os núcleos funcionam ao mesmo tempo, e são acionados à medida que os aplicativos exigem mais do sistema.
O S Tab tem ainda 3 GB de RAM que, combinada ao excelente processador, rendeu excelentes marcas nos aplicativos de benchmark. De modo geral, o S Tab obteve marcas similares ao Xperia Z2 tablet e aos smartphones S5 e Note III. Foram 35.421 pontos no AnTuTu 4, 20.093 no Quadrant e 2.256 no Vellamo HTML5.
O iG testou o aparelho com games pesados, como Dead Trigger 2, Lawless e Iron Man 3, e o desempenhou foi perfeito e sem falhas. Todos os games rodaram tranquilamente e sem engasgos.
Como o Galaxy S5, o S Tab tem leitor de digitais, usado para destravar o aparelho no lugar de senhas. Para usá-lo, o usuário desliza o dedo na parte inferior da tela em direção ao botão Home. Nos testes do iG, o recurso funcionou bem, mas deve-se notar que ele exige que o usuário deslize o dedo devagar. Em algumas ocasiões, quando deslizei o dedo muito rapidamente, foi necessário repetir o gesto.
O Tab S tem 16 GB de memória de armazenamento (11,5 GB livres para uso) e suporta cartões microSD de até 128 GB, garantindo muito espaço para filmes, músicas e fotos.
O aparelho testado pelo iG tem ainda entrada para chips 3G/4G de operadoras, no padrão microSIM. Outro bom recurso extra a ser mencionado é o sensor infravermelho, que permite usar o tablet como controle remoto de TVs e outros eletrônicos.
Tela
A tela é, por razões óbvias, a parte mais importante de um tablet. Mesmo um aparelho com configuração apenas mediana pode agradar se a tela for de boa qualidade. Inversamente, uma tela ruim pode arruinar a experiência de uso de um aparelho com boa configuração.
No caso do Galaxy Tab S, não há o que discutir, a tela é de ótima qualidade. 
Para começar, o Tab S traz tela com a tecnologia Super AMOLED, superior às telas de LCD convencionais encontradas na maioria dos tablets. A Samsung já usa o Super AMOLED há alguns anos em seus celulares, mas ela não está presente em outros tablets da empresa atualmente no mercado.
Na prática, a Super AMOLED garante excelentes níveis de brilho e contraste e cores vivas. O ângulo de visão da tela também é excelente, é possível enxergar o conteúdo com clareza mesmo com aparelho praticamente na horizontal em relação aos olhos.
Além da Super AMOLED, a Samsung caprichou na resolução da tela. Ela é de 2.560 x 1.600, o que resulta em uma densidade de pixels de 320 ppp. São valores superiores aos do iPad Mini com tela Retina. Na prática, isso quer dizer que os pixels são imperceptíveis e as imagens são de excelente qualidade, principalmente em games e vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário