Blog da livraria

Bem - vindos(as)
Caro leitor(a): Você está no blog da editora e livraria Amêndoas Verde.
conheça a nossa loja acessando www.amendoasverde.com.br e confira as novidades juvenis

loja

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Os artistas e a lógica?


     Os cientistas são lógicos, fazem observações e experimentos com o objetivo de elaborar teorias que expliquem seus dados. Já os artistas são emotivos, trabalham em solidão e com base em sua intuição. Pelo menos, é isso que dizem para a gente.
     No livro "Colliding Worlds" (Mundos em Choque, em tradução livre), o historiador e filósofo Arthur I. Miller argumenta que artistas e cientistas sempre tiveram a mesma missão: "revelar a realidade além das aparências, o mundo invisível aos nossos olhos". Ele argumenta que depois de uma divisão feita pelo Iluminismo, essas duas vertentes da compreensão humana voltam a se unir ao longo do último século e essa reunião está cada vez mais acelerada com o advento da era digital.

Dominando a arte de vender um livro pela capa
     Peter Mendelsund geralmente diz que "os autores mortos recebem as melhores capas de livros". Mendelsund, que já criou belas capas para gigantes literários de outrora como Kafka, Dostoiévski, Tolstói e Joyce, não é muito chegado à ideia de trabalhar com escritores exigentes que querem impor determinada fonte, cor, imagem ou tema visual. 
     Peter Mendelsund geralmente diz que "os autores mortos recebem as melhores capas de livros". Mendelsund, que já criou belas capas para gigantes literários de outrora como Kafka, Dostoiévski, Tolstói e Joyce, não é muito chegado à ideia de trabalhar com escritores exigentes que querem impor determinada fonte, cor, imagem ou tema visual. "O resultado é horroroso", disse ele. Então, no ano passado, o diretor de arte associado da Knopf tornou-se o pior pesadelo para si mesmo. Começou a escrever seu próprio livro, "What We See When We Read" (O que vemos quando lemos, em tradução livre), um divertido tratado ilustrado sobre como as palavras dão origem a imagens mentais. E afirma ter sido insuportável bolar sua capa. Como autor, sentiu que nenhuma imagem poderia resumir a premissa do livro; como designer, tinha que colocar alguma coisa lá, ou demitir-se desonrosamente. Sua primeira tentativa foi decepcionante: uma capa preta simples com texto em pequenas letras brancas. "Foi como o medo do palco", disse ele. "Eu congelei". O medo do palco não é algo crônico para Mendelsund, "pianista clássico em recuperação" de 46 anos e designer gráfico autodidata; pelo contrário, frequentemente costuma sofrer de excesso de ideias. Na década passada, criou cerca de 600 capas de livros, uma sóbria e sofisticada para "Guerra e Paz" de Tolstói, outra com tratamento estilo Pop art para "Metamorfose" de Kafka, e as espirais fluorescentes hipnóticas do thriller de Stieg Larsson, "Os Homens que não Amavam as Mulheres". Mendelsund há muito tem sido considerado um dos melhores designers de livro na ativa, ao lado de Chip Kidd, Alvin Lustig e George Salter. Agora, ele estreia como escritor, com dois livros saindo em agosto. Ambos exploram os desafios peculiares de transformar palavras em imagens e misturam ilustrações com filosofia, crítica literária e teoria do design. Em "What We See When We Read", publicado pela Vintage Books, aborda o modo misterioso com que o texto produz vívidas imagens mentais, mesmo quando o autor fornece poucos detalhes visuais. A maioria dos leitores, por exemplo, sente que pode descrever Anna Karenina com perfeição, mesmo Tolstói tendo nos dado pouco mais que olhos cinzentos, cílios grossos e cabelos castanhos cacheados. Em suma, Mendelsund argumenta que a leitura é um ato de coautoria e que nossas impressões de personagens e lugares se devem tanto à nossa própria memória e experiência quanto aos poderes descritivos dos autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário